sexta-feira, 3 de maio de 2013

Spark Devices democratiza Wi-Fi


Já dizia Diderot: “O homem só será livre quando o último desktop morrer eletrocutado pelo último cabo ethernet” (ou algo parecido). Se emaranhados de fios e imobilidade também lhe causam náusea, o Spark Core é o melhor remédio. Criada pela Spark Devices, essa pequena placa é capaz de conectar qualquer eletrônico a uma rede Wi-Fi.
Essencialmente, o Spark Core combina um processador ARM de baixa frequência (Cortex M3 a 72 MHz) com um chip Wi-Fi SimpleLink CC3000, da Texas Instruments. Essa dupla foi instalada em uma placa com 8 pinos digitais, 8 pinos analógicos e 4 pinos PWM que se comunicam com periféricos SPI, I2C ou UART. Em outras palavras, ela entende todas as linguagens faladas pelos eletrônicos domésticos.
A programação da placa é toda em Wiring, a mesma linguagem utilizada no Arduino (sim, os dois são compatíveis). Como era de se esperar, o Spark Core pode ser programa pela rede Wi-Fi. De qualquer maneira, se você estiver se sentindo nostálgico, ele também pode ser programado por microUSB.
O projeto está no Kickstarter desde ontem e já coletou muito mais do que a meta de doações.

Segurança do Galaxy S4 é aprovada pelo Pentágono


São Paulo - A Samsung anunciou que seu smartphone Galaxy S4 recebeu a aprovação de segurança do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD).
O aparelho é o primeiro da empresa a receber a certificação do governo americano. O aval também cobre o sistema de segurança da Samsung chamado Knox e libera o uso de novos dispositivos pelo Pentágono.
A aprovação faz parte de um anúncio do DoD que abrirá a rede de comunicação do governo americano para tablets e smartphones da Apple e do Google (Android) até fevereiro de 2014.
O acesso a essa rede requer altos padrões de segurança e o Galaxy S4 é o primeiro smartphone com Android a alcançar estas solicitações.
Ontem (2), o Pentágono também reafirmou a aprovação dos dispositivos BlackBerry com sistema BlackBerry 10, como os smartphones Q10 e Z10 e o tablet PlayBook.
Até então, os aparelhos BlackBerry eram os únicos aprovados pelo DoD, mas a Casa Branca sinalizou estar pronta para flexibilizar a escolha de seus funcionários.
Segundo dados da agência Reuters, o governo Americano possui 600 mil smartphones, sendo que 470 mil são dispositivos BlackBerry. O restante se refere a 41 mil dispositivos Apple e 8.700 Androids que estavam envolvidos em programas de teste.
“Esta aprovação habilita outros governos e agências regulatórias como serviços de saúde e finanças a adotarem os smartphones e tablets da Samsung. Este é um marco significativo para a empresa, enquanto trabalhamos para reforçar nossas relações dentro de governos e grandes companhias ”, disse a Samsung em comunicado.